Iniciar um negócio de franquia é uma ótima opção para empreendedores. Não só vem com os recursos e marcas que você precisa para ser bem-sucedido, como também vem com menor risco financeiro, excelente suporte e até mesmo custos de inicialização reduzidos.
A franquia é um método relativamente flexível, e praticamente qualquer tipo de negócio pode ser franqueado com sucesso. O negócio de franquia pode ser classificado em diferentes tipos de categoria, dependendo do investimento necessário, suas operações, modelo de relacionamento, marketing ou estratégia de marca.
Neste artigo, falaremos sobre os tipos de franquia comumente utilizados e como escolher o melhor modelo para o seu negócio.
Tipos de franquia
Aspirantes e empreendedores que procuram entrar em uma empresa estão cada vez mais escolhendo um dos diferentes tipos de franquia por ser uma maneira versátil e simples de expandir seus negócios.
Mas você sabe quais são os tipos de franquias e qual é o melhor modelo para o seu negócio? É muito importante entender cada um para buscar o formato que atenda às suas necessidades e expectativas.
Sendo assim, considere os seguintes tipos de franquias para ajudá-lo a decidir qual é o mais interessante para você:
Franquia Unitária
A Franquia Unitária é a forma mais tradicional e historicamente mais comum de franquia. O franqueador permite que o franqueado tenha o direito de abrir uma unidade da empresa e comercializar a marca em um local pré-estabelecido. É o caso de um estabelecimento localizado em centro comerciais ou shopping center, como uma loja ou quiosque.
Franquia Master
A Franquia Master costuma ser utilizada por marcas com planos de expansão e internacionalização.
O franqueador concede o direito ao franqueado mestre de fornecer a gama completa de produtos e serviços, em um país, região, ou continente específico, possibilitando-o de implementar ou terceirizar outras unidades franqueadas em uma determinada região.
Franquia de desenvolvimento de área
Os acordos de desenvolvimento de área são semelhantes à franquia master. O franqueador fornece ao desenvolvedor o direito de operar mais de uma unidade franqueada dentro de uma determinada região, permitindo poderes exclusivos da franquia nesse mercado durante toda a duração do contrato.
Para mais, o desenvolvedor da área poderá vender unidades da franquia, recebendo ganhos em royalties e taxas.
Franquia Shop in Shop
Ao traduzirmos o termo “shop in shop”, significa “loja dentro de uma loja”. Logo, podemos já entender as características desse tipo de franquia.
Esse modelo permite que o empreendedor, com uma loja já estabelecida, implemente uma espécie de quiosque dentro de sua empresa e comercialize os produtos de maneira complementar aos que já são vendidos na loja. Como por exemplo um supermercado que tenha em seu interior uma pequena confeitaria para a venda de bolos.
Com a abertura de minifranquias, pode-se aproveitar o público interessado nos dois serviços, promovendo interesses e aumentando a receita do negócio.
Franquia Individual
É uma franquia que não divide espaço com outras franquias, o franqueado deve prestar exclusividade para apenas uma marca. O ponto comercial é escolhido especificamente para determinado tipo de franquia.
Franquia de conversão
A modalidade de franquia de conversão pode ser usada por empreendedores que já possuem um negócio em funcionamento, mas que desejam convertê-lo em uma franquia.
Em vez de recrutar um franqueado e colocá-lo em um negócio recém-criado, o franqueador recruta um operador estabelecido na rede. Tal acordo oferece benefícios para ambas as partes:
- Padronização dos produtos e serviços;
- Escalabilidade da operação;
- Poder da marca;
- Pesquisas já realizadas;
- Capacitação.
Microfranquia
A Microfranquia é um dos modelos mais procurados para quem quer começar a empreender com baixo custo de investimento inicial. Então se está planejando entrar no mercado de franquias, essa pode ser a melhor opção para começar a investir.
É uma cadeia de pequenas lojas operadas individualmente que oferecem aos clientes a mesma experiência de produto e serviço em todos os locais. Operar uma microfranquia requer trabalho árduo, mas não é necessário um grande investimento financeiro ou anos de conhecimento.
Com um investimento abaixo de R$80 mil, as microfranquias são consideradas uma oportunidade de negócio de auto emprego para aqueles que não tem habilidades empreendedoras. Além disso, o retorno do capital investido é mais rápido e pode ser gerido pelo franqueado através do modelo home office, empreendendo de forma simples e lucrativa.
Franquia combinada
Trata-se dos casos em que, dentro de um só ponto comercial, o proprietário da empresa autoriza o estabelecimento de marcas distintas.
Neste modelo, existe uma integração e combinação de mais de uma franquia por um mesmo franqueado, disponibilizando uma linha complementar de produtos e serviços. Essas franquias se complementam e oferecem vantagens competitivas ao ponto comercial em que elas estão inseridas.
Para estabelecer esse tipo de franquia é preciso que todos os franqueados das marcas a serem “combinadas” estejam de acordo e permitam essa integração delas em um mesmo local.
Um ótimo exemplo deste tipo de situação inclui os pontos comerciais onde franquias como lavanderia, sapataria e costura operam no mesmo local.
Franquia social
A franquia social não se encaixa em modelo de negócio focado na lucratividade. Ela é utilizada para a distribuição de serviços sem fins lucrativos para impulsionar o conhecimento da marca e replicar um projeto social.
Neste tipo de franquia, o foco é a sustentabilidade e o crescimento do projeto em questão. Ou seja, ninguém ganha dinheiro com a operação.
Um exemplo desse tipo de franquia é o CVV – o Centro de Valorização da Vida – presente em diferentes estados brasileiros e multiplicando a distribuição de serviços sociais.
Como escolher o tipo certo de franquia para o seu negócio?
Escolher o modelo certo de franquia para você, dependerá de certos fatores, pois cada um tem os seus próprios benefícios e diferem principalmente devido a funcionalidade do negócio.
Uma boa franquia é aquela em que o franqueador considera os franqueados como parceiros e cuida deles com o mesmo nível de cuidado que seu próprio negócio. No entanto, existem vários outros pontos que um investidor deve considerar antes de selecionar a franquia certa, podemos citar:
- Identificar oportunidade de negócio;
- Definir os seus objetivos;
- Pesquisar os proprietários de franquias e concorrentes potenciais;
- Determinar o interesse do mercado;
- Custos de inicialização do negócio;
- Avaliar os documentos da franquia;
- Criar um plano de negócio;
- Entrevistar os proprietários de franquias existentes;
- Escolher um local ideal
- Executar o contrato de franquia.
Se está procurando uma empresa por meio de investimento em franquia, existem algumas etapas.. Recomenda-se que realize sua própria pesquisa extensa e fale com um consultor de franquia para obter informações e insights.
Antes de decidir comprar uma franquia, deve-se analisar a realização de compra deste negócio. Vários fatores permitirão que você determine o tipo de franquia que deseja comprar. Investimento necessário, o tempo que você pode dar a empresa, estratégia de saída, envolvimento, status, fator de risco e compromisso com o trabalho são condições necessárias para considerar antes de tomar uma decisão.
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