Você sabe o que é franquia? Franchising, conhecida como a estratégia de expansão, é um modelo de negócios que está se tornando cada vez mais popular e é uma ótima maneira para quem não quer começar a empreender do zero ou quer expandir sua marca já bem-sucedida.
No geral, a franquia lhe dará muitas vantagens, diferentemente se você iniciar um negócio independente. Se você investir nesse formato receberá treinamento, suporte, reconhecimento, benefícios financeiros, além de fazer parte de um sistema testado e comprovado.
Você pode se tornar um empreendedor iniciando seu próprio negócio – ou comprando uma franquia de uma grande empresa. Aproveite uma marca estabelecida enquanto desfruta dos benefícios de executar sua própria operação. As franquias podem valer muito a pena, especialmente quando você cria um plano de negócios forte que ajuda seus lucros a crescer.
Neste artigo, revelaremos em detalhes o que é, como funciona e exemplos de franquia para ajudar no seu negócio. Continue aqui e saiba tudo sobre o assunto.
O que é franquia?
Franquia é quando uma empresa estabelecida permite a um terceiro o direito de operar usando seu nome comercial, seja por meio de seus canais de fabricação, distribuição ou vendas. Isso geralmente é em troca de uma taxa de franquia única e mais uma porcentagem da receita de vendas.
Ela envolve duas partes – uma é a franqueadora, que, como proprietária de uma empresa, dá uma licença à outra parte, a franqueada, que permite o uso de uma ideia de negócio. Franchising é um modelo benéfico tanto para o franqueador quanto para o franqueado.
Simplificando, uma franquia é o direito ou licença concedido por uma empresa (franqueador) a um indivíduo (franqueado) para comercializar produtos e serviços em uma área ou território específico. Uma vez que uma franquia tenha sido comprada, o franqueado deve cumprir condutas e regras rígidas em relação ao negócio, a fim de manter a consistência da marca.
Existem três tipos principais de franquias:
- Produto: Em uma franquia de produtos, o franqueador permite que o franqueado venda seus produtos usando seu logotipo, nome e marca registrada para distribuir esses materiais.
- Fabricação: Embora semelhante a uma franquia de produtos, a fabricação é quando o franqueador autoriza o franqueado a fabricar seus produtos e vendê-los usando o nome da marca.
- Negócios: Esta é, sem dúvidas, a forma mais popular de franquia. O franqueador consente que o franqueado use coisas como logotipo, marca registrada e o formato geral com regulamentos sobre como negócio é gerenciado.
Como funciona uma franquia?
O processo começa quando um cidadão chamado franqueado quer comprar uma franquia. Antes de vendê-lo, um franqueador realiza uma pesquisa de mercado para garantir que haja uma demanda na região pelo produto. Se houver, o proprietário da empresa e o indivíduo assinam um acordo cobrindo as regras e regulamentos que um franqueado deve seguir.
Com o uso da imagem da marca e a utilização do know-how do negócio, é comum o franqueado ter que realizar dois pagamentos. Além da taxa inicial da franquia, um franqueado normalmente pagará royalties regulares à rede franqueadora para aproveitar coisas como treinamento, suporte e assistência de marketing.
O acordo é regido por um contrato, pois é importante frisar que o franqueado está vinculado a uma deliberação em parceria por um período de tempo definido. Os acordos de franquia geralmente variam de 5 a 20 anos podendo ser renovável caso o franqueado não venha violar ou rescindir prematuramente o contrato.
O que é know-how das franquias?
Para acordos de franquia, “know-how” significa um conjunto de conhecimentos práticos (fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc) fornecidos à unidade franqueada, que engloba desde gestão, operação até a divulgação da empresa.
Para padronizar o negócio, tornar irmão gêmeo ou clones idênticos de um mesmo modelo, o sistema de franquias utiliza esse termo para levar o empreendimento adiante. Em uma rede de franchising, a transferência de know-how do franqueador para o franqueado é um fator importante na alta taxa de sucesso das franquias.
Circular de Oferta de Franquia (COF)
A Circular de Oferta da Franquia é um documento desenvolvido pelo franqueador para o franqueado, contendo todas as informações e detalhes à transação de cessão de direitos da franquia para garantir maior transparência no contrato.
Nele encontram-se deveres, taxas e tudo que envolve a parceria entre ambas as partes, conferindo as informações necessárias que os dois precisam. Dentre as condições podemos destacar:
- Apresentação geral da franquia e atividades exercidas;
- Valor do investimento e taxas;
- Direitos e deveres do franqueado;
- Fatores jurídicos;
- Detalhes da operação;
- Padrão de qualidade;
- Aspectos técnicos;
- Entre outros.
Benefícios da franquia
Algumas das vantagens amplamente reconhecidas das franquias incluem uma fórmula de negócios pronta para seguir, produtos e serviços testados no mercado e, em muitos casos, reconhecimento estabelecido da marca.
Com o modelo de franquia, os franqueados podem criar uma empresa rapidamente com base em uma marca registrada comprovada e tem acesso imediato às ferramentas e infraestrutura necessária para ter sucesso. Além disso, oferece treinamento, planejamento financeiro e lista de fornecedores aprovados.
Existem várias vantagens da franquia que o franqueador e franqueado podem desfrutar. Separamos abaixo alguns dos benefícios das partes envolvidas no negócio.
Franqueado
Para quem deseja apostar no mercado de franquias, existem benefícios como:
- Não precisa passar por todo o processo de consolidação de marca no mercado;
- Recebe da marca franqueadora todo o suporte necessário em relação ao negócio;
- Não precisa fazer tantos investimos em marketing e divulgação de marca;
- Troca de experiências constante entre parceiros;
- Necessita de menor capital inicial de investimento;
- Acesso a métodos profissionais de gestao e operacao;
- Indicação de fornecedores e equipamentos;
- Fazer parte de uma rede de franqueados.
Franqueador
Algumas vantagens de se tornar franqueador, além de expandir o seu negócio e aumentar as possibilidades de rentabilidade, é:
- Poder de negociação com fornecedores;
- Captação de investimento de terceiros;
- Facilidade na gestão de negócio;
- Fortalecimento da marca;
- Potencializa a eficiência da operação;
- Concentração de novos produtos e serviços.
Exemplo de franquia
Confira dois exemplos de franquia de sucesso e que são referências em termos de expansão e alcance da marca:
McDonald’s
Uma empresa que tem uma presença global por causa de suas franquias é o gigante do fast-food, McDonald’s. Fundado pelos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald, atingiram o sucesso e expandiram seus negócios.
Essa empresa internacional de restaurantes de serviço rápido tem mais de 75% de seus restaurantes em todo o mundo de propriedade independente. Algumas das qualidades que a empresa procura em um franqueado são experiências de negócios, um histórico de crédito aceitável, vontade de concluir o programa de treinamento abrangente da empresa e ativos líquidos suficientes para investir no negócio.
O McDonald’s se transformou no restaurante familiar mais popular que atrai crianças e adultos, além de estar consistentemente entre os líderes deste segmento de mercado em termos de reconhecimento de marca, vendas gerais e número de restaurantes pelo mundo todo.
O Boticário
O Boticário foi fundado pelo farmacêutico e bioquímico recém-formado Miguel Krigsner. Atuando há mais de 40 anos no mercado de cosméticos, tornou-se referência na rede de franquias do Brasil e está entre os líderes em número de pontos de venda.
Inicialmente, o foco da empresa era os medicamentos dermatológicos, mas ao perceber que a maioria dos clientes era do sexo feminino, o empresario resolveu expandir os seus negócios.
O grupo Boticário está crescendo cada vez mais, inclusive em relação às outras marcas devido a sua história consolidada.Essa é uma boa opção para quem deseja abrir um negócio, isso porque a franquia tem grandes chances de sucesso por ser uma empresa tão conhecida no mercado.
Conheça a MultiSaúde
Chegou até aqui e ficou interessado em saber mais sobre nosso modelo de negócio? As franquias na área de saúde podem ser um bom investimento para quem busca satisfação profissional e financeira. Por se tratar de um mercado que oferece serviços essenciais para o cuidado com a saúde e bem estar da população, é quase impossível que esses empreendimentos sofram financeiramente.
É com grande prazer que apresentamos a MultiSaúde, única franquia do segmento que contempla a clínica própria e o cartão popular, com taxa de adesão de 90% dos pacientes.
Ao fazer parte da nossa rede, você não é apenas um franqueado, será capacitado para se tornar um empresário expert no ramo da saúde. Conte com o know-how de mais de 11 anos na área da saúde. Então dê o primeiro passo para alcançar o seu sucesso financeiro. Acesse o nosso site e entre em contato conosco para saber mais.